23 de set. de 2011

Alimentação Natural



Alimentos naturais são aqueles alimentos que foram cultivados em um processo de agricultura natural, ou seja, isentos de agrotóxicos.
 Muitas pessoas usam a palavra natural para todos os alimentos. Porém, são somente naturais aqueles alimentos que forem realmente cultivados pela natureza e não necessitem de qualquer componente químico.

Para explicar o que é Agricultura Natural, primeiro é necessário entender as verdadeiras funções do solo. Ele tem a função de proporcionar a cultura de cereais, leguminosas, hortaliças, frutas, etc, alimentos importantíssimos para a manutenção da vida humana. A agricultura atual menosprezou a força do solo com objetivo de obter melhores resultados e maiores lucros. Por isso, é cada vez mais comum a inclusão de agrotóxicos na lavoura.

Existem determinados alimentos como o tomate, o morango, a uva, a batata e a melancia que contém uma maior quantidade de fertilizantes devido à necessidade de uma grande produção anual. 



O uso abusivo de resíduos químicos presentes nestes alimentos convencionais pode acarretar em doenças para as pessoas que os consome, como também aos trabalhadores que atuam diretamente com esses produtos. Além disso, existe a possibilidade da contaminação dos mananciais, rios, lençóis freáticos, o que contribui com a degradação ambiental.

Mesmo com esses riscos à saúde e à natureza, muitas pessoas ainda preferem os alimentos com agrotóxicos e deixam de lado os alimentos naturais devido ao seu  custo.


Consumir alimentos naturais promove ao organismo um equilíbrio, refletindo no corpo, na mente e conseqüentemente na saúde 


Poucas são as pessoas que já experimentaram o verdadeiro sabor das verduras naturais. São mais suculentas leves e crocantes, mesmo com seu formato menor. Às vezes, também é comum encontrá-las com uma aparência de suja com a raiz e terra, isso é um bom sinal, pois representa que a verdura ou o legume passou por menos processos químicos. Quando estão limpinhos, escovados e brilhantes, provavelmente foram lavados com algum tipo de produto químico para que ficassem assim.

Por isso, se possível, opte pelos alimentos naturais ou orgânicos. Eles são mais nutritivos e não possuem produtos químicos, que em excesso podem ser responsáveis por inúmeras doenças. 



Lá no sítio tudo é super natural...nossa horta...nossas galinhas e ovos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário